Os benefícios da aloe vera e como utilizar

Para que serve a aloe vera

para que serve aloe vera

Os benefícios da aloe vera

A aloe vera (babosa) é uma planta medicinal extremamente conhecida e utilizada no mundo inteiro. É um agave em formato de cacto, conhecida mundialmente pelo seu poder de cura e diversas propriedades medicinais, principalmente quando age sobre a pele.

O gel encontrado na parte interna das folhas tem poder acelerador e regenerativo das células da pele. A planta é muito utilizada em cremes, loções e pomadas, já que seus ativos potencializam a hidratação e a cicatrização, muitas queimaduras de grau elevado (profundas) tratadas com aloe vera conseguem evoluir para uma queimadura de menor grau em poucos dias. Atua também contra o envelhecimento precoce da pele.

Para que serve:

As propriedades da aloe vera incluem sua ação laxante, adstringente, anestésica, anticancerígena, anti-hemorrágica, anti-inflamatória, bactericida, cicatrizante, hidratante e fungicida.

A babosa serve para ajudar no tratamento da acne, queda de cabelo, anemia, artrite, dor de cabeça, dor muscular, queimaduras, feridas, gripe, insônia, pé de atleta, problemas de pele, inflamações, prisão de ventre e problemas digestivos.

Pode ser utilizada de várias formas, incluindo suco, gel, creme, pomadas, cápsulas, tônico e até mesmo em sua forma natural.

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!

Receba nossos artigos por e-mail insira o seu abaixo:



  • Para perda de peso: com o consumo do suco de aloe vera, há melhor absorção de nutriente e maior eliminação de toxinas, além do efeito anti-inflamatório que faz com que o corpo desinche.
  • Para sistema imunológico: dá ao organismo as reservas necessárias para ele utilizar acordo com suas necessidades.
  • Para saúde bucal: o consumo do suco de aloe vera pode contribuir de forma excelente para a saúde dos dentes e gengivas.
  • Para auxiliar digestão: Oferece a manutenção de um trato digestivo saudável, assegurando que os nutrientes provenientes da alimentação sejam absorvidos pelas células. Seu consumo ajuda a manter a flora intestinal em equilíbrio e no alívio da indigestão e de outros problemas digestivos.
  • Ajuda a manter o coração saudável: Alguns estudos apontam que o suco de babosa pode ajudar a aumentar a circulação, reduzir o colesterol, as triglicérides e os níveis de lipídios da gordura no sangue. Também pode oferecer alívio de tensões, ajudando a reduzir a pressão arterial e a manter o coração saudável.
  • Alívio nas picadas de insetos: os efeitos anti-inflamatórios e refrescantes da babosa ajudam e muito a aliviar a coceira de picadas de insetos.

Importante: O suco de aloe vera deve ser adquirido em lojas especializadas. Receitas caseiras são contraindicadas já que a casca externa da contém substâncias tóxicas. O consumo pode ser diário, porém, não é recomendada a ingestão de mais de 100 ml por dia. Isso porque ele contém substâncias que alteram o funcionamento do sistema digestivo.

 Modo de Utilização:

  • Tratamento de queimaduras leves e queimaduras solares: como o gel tem efeito refrescante, hidratante e cicatrizante, você só precisa abrir uma folha e esfregar o interior sobre sua pele para encontrar alívio imediato. É realmente uma ótima loção.
  • Massagem relaxante: presenteie-se com uma massagem corporal relaxante. Basta passar a parte interna da folha de babosa sobre o corpo antes do banho.
  • Esfoliação para os pés: misture meia xícara de farinha de aveia, meia xícara de farinha de milho, quatro colheres de sopa de gel de aloevera e meia xícara de loção corporal sem cheiro. Massageie seus pés com a mistura e depois enxague.
  • Alívio para bolhas: passe um pouco do gel de babosa sobre bolhas que se formam, por exemplo, nos pés, para um alívio e uma cicatrização mais rápidos.
  • Hidratação da pele: o gel da babosa pode ser uma excelente opção de hidratante natural para quem tem a pele seca.
  • Prevenção de cicatrizes e estrias: basta utilizar o gel de babosa em áreas do corpo mais propensas a isso, como pernas, barriga e glúteos.
  • Tratamento de verrugas: em alguns casos, aplicar gel de babosa pode ajudar a diminuir uma verruga.
  • Ajuda no crescimento dos cabelos: basta massagear o gel de babosa no couro cabeludo, deixando-o agir por 30 minutos e, depois, enxaguar.
  • Remoção de maquiagem: aplique um pouco do gel no rosto, tomando cuidado com os olhos e depois enxague.
  • Alívio nos sintomas da asma: ferva um pouco de água com o gel da babosa em uma panela e respire o vapor para aliviar os sintomas da asma.

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!

Receba nossos artigos por e-mail insira o seu abaixo:



Deixe um Comentário

Plantas & Frutas

Plantas & Frutas é um blog que acredita que Deus nos forneceu tudo que precisamos para sobreviver e ser feliz, por isso escrevemos sobre estes benefícios.

You may also like...

1 Response

  1. 11 Março, 2015

    […] e anti-inflamatória. Serve para: Acne, dor de cabeça, anemia queda de cabelo e outros, saiba mais. Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E […]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Receba este E-book Grátis
Saiba como ter uma alimentação saudável  
We respect your privacy.