Formas de preparar um chá

Aprenda a preparar chás 

Como preparar um chá

Formas de preparar chás

O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes de plantas, geralmente preparada com água quente.

A palavra “chá” é usada popularmente em Portugal e no Brasil como sinónimo de infusão de frutos, folhas, raízes.

Todas as plantas devem ser colhidas em lugares naturais ou cultivadas pela mão do homem, mas sem exposição a produtos químicos, como herbicidas, pesticidas e defensivos agrícolas. Não devem ser colhidas à beira de esgotos ou próximas a locais poluídos. Devemos nos medicar com flores, folhas, raízes e frutos os mais puros possíveis. Para cada preparo devem-se usar as porções corretas de plantas e água, pois as quantidades das infusões devem ser tomadas exatamente.

Partes moles como:
Flores, folhas e frutos fazem-se: INFUSÃO.
 – Jogar água fervendo sobre as partes.

Partes duras como:
Sementes, caules e raízes fazem-se: DECOCÇÃO.
– Ferver as partes citadas com água.

Dosagens utilizadas para chás

Normalmente a dose diária para os chás é de 20gr de erva para cada litro de água ou 1 colher de sopa para casa xícara de chá.

1 colher de café                                                    4gr de raízes secas

1 colher de café                                                    2gr de folhas verdes

1 colher de sopa                                                   10gr de raízes secas e cascas

1 colher de sopa                                                   5gr de folhas verdes

1 colher de sopa                                                   2gr de folhas  secas

1 pitada de flores ou sementes                         2gr

Veja abaixo as formas de preparar um chá:

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!

Receba nossos artigos por e-mail insira o seu abaixo:



INFUSÃO

Processo pelo qual se joga água fervente sobre as partes moles da planta (flores, folhas) deixando por vários minutos. O tempo de descanso varia de acordo com o vegetal: 3 a5 minutos para tília, a sálvia e a hortelã, mas pode chegar a 10 minutos quando se trata de outras ervas, como a bardana . Em alguns casos, como o do agrião, a planta é tão delicada que a água só pode estar morna. A infusão é um processo para preparo de chás de folhas, flores e caules verdes ou raízes tenras. A planta é colocada num recipiente que não deve ser metal oxidável, onde se acrescenta água fervente e abafa-se durante alguns minutos.

TISANA:

Acrescentar erva a água fervente, tampar o vasilhame, e permitir a fervura por mais cinco minutos. Em seguida, desligar o fogo e aguardar alguns minutos antes de usar o chá.

DECOCÇÃO

Consiste no cozimento da planta durante determinado tempo, deixar cozinhar entre 5 a 10 minutos as flores, folhas e partes moles. Se for a casaca, raízes ou talos cozinhar por 10 a 30 min. O tempo de ebulição também varia conforme a resistência dos tecidos da planta ao calor.

MACERAÇÃO

É deixar descansar as partes da planta num líquido, durante algum tempo (desde meio dia até uma semana). As macerações na água não podem exceder de meio dia, porque favorecem o desenvolvimento de verdadeiros “caldos de cultura” de micróbios. Por esse motivo é preferível efetuar macerações em vinho branco ou tinto, aguardente, cidra ou cerveja.

O ideal é que tome o chá em jejum, ou antes, de dormir, mas dependendo de qual utilidade você queira tomar o chá, pode utiliza-lo de outras formas.

TINTURAS

A manipulação das tinturas é muito mais delicada, por causa da extrema concentração dos princípios ativos da planta. Convém prepara-la exclusivamente a partir do vegetal não tóxico. Primeiro deve-se esmagar as plantas ou partes delas em álcool a noventa graus, depois deixar descansar durante dois a três dias e, finalmente, filtrar através de um tecido muito fino. Salvo indicação em contrário, é prudente reservar a tintura para os casos graves ou emprega-la apenas externamente. Usa-se 1 copo da planta para 1/3 de copo de álcool, deixando descansar por 10 dias. Coar, colocar num recipiente e, no momento de usar, diluir uma parte da tintura para 20 partes de água.

Então como você esta preparando seus chás?

Sugiro que leia o artigo:

– Formas de utilizar chás, plantas e frutas.

 

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!

Receba nossos artigos por e-mail insira o seu abaixo:



Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Abril 1, 2015

    […] –  Formas de preparar um chá […]

  2. julho 16, 2015

    […] Veja este artigo completo  no  blog Plantas & Frutas:  Formas de preparar um chá, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *