Chá de Alface, utilização e benefícios.

Chá de Alface, utilização e benefícios

chá de alface

chá de alface e benefícios

Alface é uma planta de horta utilizada para o preparo de saladas. Contêm várias vitaminas seu poder de limpeza dos intestinos é fantástico. Fortalece o sistema nervoso e a musculatura, além de ajudar a digestão. É um grande calmante para os nervos e combate a insônia.

É justamente nisto que o chá de alface pode ajudar, pois embora estejamos acostumados com alface saiba que quando preparado em forma de chá é um poderoso calmante natural, proporciona um efeito sedativo que relaxam os músculos e acalmam os nervos, com a vantagem de não viciar. É ideal para quem sofre de insônia, stress ou ansiedade.

Isto já ajudaria muitas pessoas a emagrecer, mas há outra boa notícia, o chá de alface também é diurético, portanto ajuda a eliminar líquidos retidos!

 

Propriedades Medicinais

O chá de alface ajuda as pessoas que tem problemas de obstipação por ter propriedades laxantes, é um excelente diurético, depurativo, ajuda nos problemas digestivos e excelente para quem tenha problema de sono. Alivia igualmente as dores menstruais.

É também antiácida, antirreumática, calmante do estômago e do sistema nervoso, eupéptica, rejuvenescedor e sonífero.

Indicado para:

Graças às propriedades da alface o uso do chá é indicado para:

Transtornos funcionais do sistema nervoso: como nervosismo, estresse ou tensão psíquica e ansiedade. O consumo habitual do chá da alface produz uma suave e imperceptível sedação, já que aportam vitaminas do grupo B necessárias para o bom equilíbrio nervoso.

Insônia: Para isso se recomenda ingeri-lo à noite, ates de se deitar.

Transtornos digestivos: Ingerida antes dos outros alimentos, a alface ou o chá tonifica o estômago e facilita a digestão.

Prisão de ventre: Facilita o trânsito intestinal por seu conteúdo em fibra e sua boa digestão.

Obesidade: É ainda indicado para quem pretende fazer uma dieta de emagrecimento e funciona ainda como fortificante para o organismo. A alface produz uma sensação de saciedade e fornece poucas calorias. O chá da alface também contribui para reduzir o nervosismo ou ansiedade pela comida que, com frequência, acompanha a obesidade.

Diabetes: A alface é um dos alimentos mais pobres em carboidratos, de modo que os diabéticos podem consumi-la sem restrições.

Modo de utilizar:

Para sonífero calmante do estômago e do sistema nervoso, béquico: Tome suco cru e o chá das folhas, talos e raízes, em descanso noturno.

Hidratante e aliviar queimaduras de sol na pele: Ferva 5 folhas de alface em um pouco de água, depois adicione 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e coloque a mistura na geladeira até ficar fria. Depois que o líquido estiver frio, aplique em seu rosto com uma gaze ou um pedaço de pano embebido na mistura e deixe por 20 minutos.

Evitar inflamações: contusões, inchaços, pele irritada e avermelhada: cataplasma: ferver algumas folhas de alface em pouca água, por cinco minutos. Deixar amornar e untar as folhas com azeite de oliva, estendendo-as sobre uma gaze. Aplicar sobre a região atingida.

Laxativo brando, insônia:

: cozinhar 60 g de folhas de alface em 1/2 de água. Filtrar o líquido, quando morno. Tomar três cálices ao dia.

Tranquilizante, tosse, afecções da pele, emoliente, antirreumático, sonífero, nevralgias intestinais, irritações do intestino, digestivo, laxativo suave, vertigens: infusão das folhas: Devendo para esse efeito ferver 1 xícara de água com 2 folhas de alface durante 2 minutos. Deixar repousar o chá durante 10 minutos, coar e beber. Em casos de obstipação, o chá de alface morno, funciona muito bem.

Riscos

Não foram relatados quaisquer efeitos secundários nocivos.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Aluizio Brand disse:

    Gostei da Leitura informativa, cultivo pequena horta e o alface quase sempre tem para nosso consumo somos só em duas Pssoas,Estas e outras infomações deveriam ser fornecidas por Médicos do SUS, em troca de medicamentos sinteticos, pois estamos todos atrelados na industria Farmaceutica . que está sempre de olho nas receitas financeiras dos cofres publicos. pois povo doente gera renda para esta Industrias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *