Chá de boldo é bom para…

como utilizar o chá de boldo

os benefícios do chá de boldo

Olá pessoal. Nesta quarta vamos aprender um pouco sobre o chá de boldo e em que este chá pode nos servir.

boldo  é uma planta muito utilizada como remédio caseiro, possui um aroma forte e seu chá possui um gosto amargo e por causa deste sabor muitas pessoas evitam utiliza-lo. No entanto o sabor amargo auxilia no estímulo das funções hepáticas e vesiculares, melhorando a atividade estomacal, por isso chamada digestiva.

No mundo existe varias espécies, as mais conhecidas são o boldo da terra, o boldo do Chile, o boldo chinês e boldo baiano. Para aproveitar melhor as propriedades, o uso mais comum é fazer o chá de boldo.

Propriedades Gerais

Propriedades: Eupéptica (facilita digestão), hepática, colagoga (aumento da secreção da bílis), colerética (estimulador da bílis), calmante, carminativa (eliminador de gases intestinais), anti-reumática, estomáquica (favorece a digestão). Tônica (restaura energia).

O chá de boldo é bom para:

  • Hepatite;
  • Cólicas;
  • Congestões;
  • Afecções gástricas;
  • Dispepsias;
  • Cálculos biliares;
  • Debilidade orgânica;
  • Insônia;
  • Ressaca alcóolica;
  • Dor de cabeça;
  • Azia;
  • Cólicas;
  • Gastrite;
  • Falta de apetite;
  • Gases;
  • Ansiedade.

Boldo-do-chile ( Peumus boldus ), protege o fígado contra doenças, melhora a digestão lenta, ajuda a minimizar inflamações na bexiga, ajuda a eliminar cálculo renal e alivia os sintomas de ressaca.

Boldo-da- terra ( Coleus barbatus ), possui ação analgésica , facilita a digestão e combate azias.

Boldo-baiano ( Vernonia condensata ), atua na redução de gases, minimizando a prisão de ventre, e alivia sintomas de úlceras e gastrite.

Boldo-chinêsPlectranthus ornatus ),  estimula o funcionamento do fígado e auxilia nos problemas digestivos.

Sugiro que leia o artigo:

Boldo, seus tipos e suas utilidades.
Modo de Usar

Para Azia: 2 folhas frescas de boldo-da-terra,1/2 colher ( sopa ) de folhas frescas de hortelã, 1/2 litro de água. Coloque todos os ingredientes em uma panela e ferva durante 15 minutos. Coe e tome 1 xícara ( chá )  a cada 8 horas.

Cólica Menstrual: 3 folhas frescas de boldo-da- terra, 1 litro de água,1 colher ( sopa ) de folhas frescas de capim-limão. Em uma panela, coloque o boldo e a água e leve ao fogo até começar a ferver. Retire do fogo e acrescente o capim-limão. Tampe e deixe abafado por 10 minutos. Coe e beba 1 xícara (chá )a cada 6 horas.

Ressaca: 1 xícara ( chá ) de água, 1 colher ( sopa ) de folhas frescas de boldo do chile. Leve a água ao fogo e deixe ferver durante 5 minutos. Após o tempo recomendado, desligue e adicione o boldo. Tampe e espere amornar. Coe, adoce com mel a gosto e tome 3 xícaras ( chá )  por dia até findar a ressaca .

Contraindicações

Apesar dos benefícios do boldo, existem alguns cuidados que devem ser tomados antes de se consumir esta planta. Aliás, é sempre importante lembrar que as ervas medicinais devem ser utilizadas com cautela, mesmo sendo naturais. O boldo não é indicado para grávidas e lactantes. Pessoas com hepatite também devem evitar o consumo da planta.

Está gostando de nossos artigos? Receba-os por e-mail:

Está gostando do nosso blog? Então CURTA E COMPARTILHE.


Deixe um Comentário

Plantas & Frutas

Plantas & Frutas é um blog que acredita que Deus nos forneceu tudo que precisamos para sobreviver e ser feliz, por isso escrevemos sobre estes benefícios.

6 Responses

  1. rosa godoi diz:

    qualquer tipo de bolto pode fazer esse cha obrigada

  2. Lucelia diz:

    Minha mãe faz um xarope com as folhas e açúcar, fica mto bom p gripe e se não deixar queimar as folhas não fica amargo… Pra tosse e otimo

  1. 21 Abril, 2015

    […] Sugiro que leia o artigo: – Os benefícios do chá de boldo […]

  2. 30 Maio, 2015

    […] O do chile ou verdadeiro: protege o fígado, melhora a digestão, ajuda a eliminar calculo renal e alivia os sintomas de ressaca. Saiba Mais […]

  3. 12 Julho, 2015

    […] que são causadas pelos maus hábitos de alimentação. Exemplos são o chá de hortelã, chá de boldo, chá de carqueja, chá de anis, […]

  4. 21 Julho, 2015

    […] bugre,alem do boldo (que é o mais utilizado pela a população). Alguns estudos assinalam que o chá de boldo deve ser usado com moderação e cuidado,  sendo estritamente proibido na gravidez porque pode […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Baixe GRÁTIS e-Book: Guia Alimentação Saudável
Teste: Como está sua alimentação? Descubra já 10 passos para uma alimentação saudável.
Nós respeitamos sua privacidade.