Chá de carqueja, como aproveitar os benefícios.

Os Benefícios do chá de carqueja

benefícios do chá de carqueja

chá de carqueja

A carqueja é uma planta popular e famosa por seu gosto amargo. É uma excelente aliada da nossa saúde. Além de suas propriedades antitérmicas e de ter sido reconhecida cientificamente por baixar o nível de glicose no sangue.

Com muitos propósitos e benefícios, a carqueja é mais utilizada forma de chá, realçando alguns efeitos.

Propriedades e benefícios

O Chá de carqueja é usado para o tratamento de várias doenças, atribuindo-se as propriedades tônicas, estomáquicas, febrífugos, e principalmente, em problemas hepáticos e contra disfunções estomacais e intestinais, além das propriedades anti-inflamatórias, digestivas, antianêmica, antiasmática, antibiótica, antidiarreica, antidiabética, antidispéptica, antigripal, anti-hidrópica, antirreumática, anti-Trypanosoma cruzi (causador da moléstia de Chagas), laxante, sudorífica e vermífuga.

É um diurético e depurativo aconselhado contra diarreia, fraqueza orgânica, gripes, febres e prisão de ventre e como emagrecedor.

Os benefícios do chá de carqueja incluem a melhora da circulação sanguínea, da digestão e a facilitação do processo de emagrecimento.  Mas, o chá de carqueja também é benéfico para:

  • Ajudar a controlar a diabetes;
  • Desintoxicar o fígado;
  • Auxiliar no tratamento de doenças digestivas;
  • Ajudar no combate as inflamações.

O chá feito com as folhas da carqueja funciona como um tônico estomacal controlando o apetite, além da anemia causada por perda de sangue. É utilizado em dispepsias, anemia causada por perda de sangue, contra debilidade intestinal, cálculos biliares, enfermidades do baço, da bexiga, do fígado e dos rins, má digestão, má circulação, diabetes e boca amarga.

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!

Você também pode receber nossos artigos insira o e-mail abaixo:



Modo de utilizar:

Para problemas hepáticos (Fígado) – Coloque 2 colheres de sopa de folhas de Carqueja picadas (20g) em um recipiente com 1 litro de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe a água esfriar e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200 ml) 4 vezes por dia.

Para problemas de má digestão – Coloque 1 colher de sopa de folhas de Carqueja picadas (10g) em um recipiente com 1 litro de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe a água esfriar e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200 ml) 4 vezes por dia.

Para combate ao reumatismo – Ferva 1 litro de água juntamente com 2 colheres de sopa de folhas de Carqueja picadas (20g). Após aproximadamente 3 minutos, desligue o fogo, deixe que esfrie e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200 ml) 4 vezes por dia.

Para problemas de circulação – Coloque 2 colheres de sopa de folhas de Carqueja picadas (20g) e 1 colher de sopa cheia de erva doce em 1 litro de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe a água esfriar e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200 ml) 4 vezes por dia.

Para controle do diabetes – Coloque 1 colher de sopa cheia de folhas de Carqueja picadas (10g) em 1 litro de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe a água esfriar e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200 ml) 6 vezes por dia. (Os diabéticos devem fazer controle rigoroso dos níveis de glicemia quando utilizarem esta erva, a fim de não terem uma baixa muito significativa de glicose provocando hipoglicemia.)

Para redução de colesterol – Coloque 2 colheres de sopa de folhas de Carqueja picadas (20g) em um recipiente com 1 litro de água fervente, já com o fogo desligado. Deixe a água esfriar e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200 ml) 4 vezes por dia.

CONTRA INDICAÇÕES

É importante lembrar que existem contra indicações. O consumo em excesso pode baixar o número de glóbulos brancos, que são os responsáveis pela imunidade do organismo, e prejudicar o sistema imunológico. Além disso, pessoas hipertensas e diabéticas devem consultar um médico antes da ingestão do chá de carqueja, já que o uso junto com medicamentos para controle destas doenças pode resultar em sobrecarrego para o organismo.

Se quiser receber nossos artigos por e-mail basta inseri-lo abaixo:



Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Maio 30, 2015

    […] A carqueja ajuda na cicatrização de feridas, combate à impotência sexual masculina e ajuda em regimes para emagrecer. Saiba mais. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *