Chá de cebola e suas utilidades.

Os benefícios do chá de cebola

utilidades do chá de cebola

Os benefícios do chá de cebola

A cebola é a base de todos os temperos, combina e oferece um sabor especial a quase todos os tipos de pratos. É um dos alimentos mais consumidos do mundo e um dos mais benéficos a nossa saúde. Ela é rica em vitaminas e sais minerais que auxilia no combate a várias doenças.

Pode ser considerado como auxiliar do organismo na defesa contra infecções, eliminando ao mesmo tempo eventuais substâncias tóxicas através dos rins, resultado da ação dos seus sais minerais.

Uma boa forma de fazer uso das propriedades e dos benefícios da cebola é utilizando o seu chá. Ele possui benefícios especiais, pois ele é natural e saudável.

O chá de cebola, assim como o suco, tem poderes curativos e anti-inflamatórios, sendo especialmente usado em casos de tosse, inflamações de garganta, catarros e quaisquer outras doenças relacionadas às vias respiratórias. Também contribui para a prevenção de outras doenças, como as relacionadas ao aumento do colesterol e ajuda a evitar a retenção de líquidos, por causa da alta concentração de potássio.

Está gostando do nosso blog? Então CURTA E COMPARTILHE.

Propriedades medicinais do chá de cebola

As suas propriedades tem ação diurética são ótimas para eliminar as toxinas do corpo e ainda ajuda no bom funcionamento do organismo, evitando que o mesmo possa apresentar prisão de ventre.

Os seus nutrientes ajudam a limpar o organismo, pois ele possui ações antioxidantes e ajuda a evitar o envelhecimento precoce. Com o consumo contínuo desse chá ele evitará a retenção de líquido e diminuirá o índice de colesterol ruim.

O chá de cebola tem efeitos reais no combate a constipações, gripes e rouquidão. Tem efeito mucolítico, acalmando dores de garganta e tem propriedades expectorantes.  Tem propriedades bactericidas, sobretudo quando há infecção das vias respiratórias.

Ainda é anti-inflamatório, protetor cardíaco, analgésico, anticâncer, antidiabético, antialérgico e antiulcera, antitumoral, antiasmático e antisséptico.

Pra que serve?

Para previne o envelhecimento de veias e artérias: O alto teor de silício do chá de cebola ajuda a conservar as veias e artérias e ainda e coágulos sanguíneos causadores da trombose.

Para anemia: O fósforo, ferro e vitamina E encontrados na cebola fornecem um poder antianêmica, atuando principalmente na fabricação de glóbulos vermelhos, células que transportam o oxigênio necessário para vida de outras células.

Para problemas respiratórios: as suas vitaminas A e C podem ser empregadas no alívio de problemas respiratórios. A tosse, febre e fadiga decorrentes de resfriados, constipações e bronquite também são amenizados graças ao enxofre encontrado na cebola.

Para hipertensão, gota e cálculos renais: é o potássio da cebola que intervém, ajudando na eliminação do excesso de líquidos do organismo. São essas propriedades depurativas e diuréticas do chá de cebola que mantêm os rins e a próstata saudáveis.

Combinada com as fibras presentes e alto valor calórico, essa planta ainda é essencial para quem quer emagrecer, melhorando o trânsito intestinal e gerando sensação de saciedade.

Formas de Aplicação:

Para dificuldade de urinar, doenças cardíacas, efeito antibiótico, vermífugo, gases, catarro, cólicas, dores nos pés e ouvidos, resfriado, tosse: Infusão de 30 g de cebola em 1 litro de água fervente. Tomar 1 xícara de chá antes das refeições.

Para doenças cardíacas, antibiótico, asma, aumenta a pressão sanguínea, bronquite, coriza, diabetes, diurético, enfermidades infecciosas, nevralgia facial, estimula a pressão sanguínea, enfermidades infecciosas, vermífugo, infecções intestinais, prisão de ventre: Decocção de 50 g de cebola em um litro de água. Tomar uma xícara média, três vezes ao dia.

Para infecções do aparelho respiratório (gripe, bronquite, faringite, etc.) e do aparelho digestivo (putrefações intestinais, diarreia, etc.): Decocção em quantidade igual de cebola/água, durante uma hora. Após esfriar, adicionar 1/5 de mel. Mexer até obter boa consistência. Tomar 3 xícaras médias ao dia.

Para reumatismo, edemas: Maceração de 50 g de cebola em um litro de água: Tomar 3 xícaras médias ao dia;

Para Hemorroidas: Maceração de 300 g de cebola em um litro de água, por 12 horas também é antiarteriosclerótica, anti-hipertensiva, angina e outros males relacionados à circulação. Tomar três vezes ao dia.

Se quiser receber nossos artigos insira o e-mail abaixo:



Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *