Chá de malva, para que serve e como utilizar.

Olá! Hoje vamos aprender mais sobre o chá de malva, receitas como aproveitar melhor seus benefícios.

A Malva é uma planta bonita, ornamental e o seu chá tem um gosto agradável. A planta possui fins medicinais sendo também conhecida como Malva-cheirosa Malva-das-boticas, Malva-silvestre, Malva-de-casa, Malva-rosa ou Rosa cheirosa. É importante atentar, pois existem outras espécies que também chamamos de malva, a que estamos tratando é de nome cientifico Malva Sylvestris.

Para fazer o chá são utilizadas folhas, flores e raízes da malva.

As propriedades e Benefícios

As propriedades que acompanham a malva possui ação adstringente, expectorante, laxante, emoliente, diurética, antioxidantes.

Antioxidante, combate o envelhecimento precoce e o aparecimento de sinais de idade;

Adstringente, faz a constante cicatrização do organismo, evita infecções e outros males;

Diurética, pois aumenta a quantidade de urina eliminada, elimina toxinas e bactérias do organismo e reduz o inchaço causado pela retenção de líquido;

Expectorante, ajuda no tratamento de doenças respiratórias e dos pulmões, combate e previne resfriados, tosses e gripes;

Laxante, ajuda manter o intestino regular e também eliminando toxinas e bactérias;

Emoliente, Age como anti-inflamatório e é indicada em casos de úlceras e gastrites;

Mas não é só isso o chá de malva possui outros benefícios específicos, serve também para auxiliar no tratamento da afta, bronquites, catarros, faringites, tosse, cura infecções na boca e garganta, laringe, alivia o mau hálito, prisão de ventre, etc.

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!

Formas de Utilizar

Preparo do chá:

Coloque duas colheres de sopa de folhas de malva em uma xícara e meia de água filtrada. Ferva por dez minutos, então abafe quando estiver morno coe, adoce e beba, duas vezes por dia.

Para infecções da mucosa respiratória, cutânea e digestiva, dor no estômago, resfriados, gripes, má digestão, dermatite, expectorante. Utilize o chá de malva feito das raízes.

Para diminuir os mucos causados pelas gripes e resfriados e diminuir sintomas de diarreias. – O chá de malva das folhas e ramos.

Para furúnculos na pele, suavizar nas picadas de insetos e irritações da pele, acne e refrescar a pele utilizem compressas com o chá de malva.

Para inflamações da boca (aftas e gengivites) e garganta, utilize o chá de malva na forma de gargarejos.

Contra Indicação: 

  • Os diabéticos devem evitar qualquer tipo de malvas devido ao fato destas plantas converterem quimicamente em glicose.
  • Não deve ser consumida em casos de diarreia crônica. Em doses altas, ele pode causar desconforto abdominal e diarreia.

Bom pessoal em um contexto geral é isto ai, caso queira mais informações teremos prazer em ajuda-lo é só nos escrever ou comentar.

Está gostando de nossos artigos? Receba-os por e-mail:


Deixe um Comentário

Plantas & Frutas

Plantas & Frutas é um blog que acredita que Deus nos forneceu tudo que precisamos para sobreviver e ser feliz, por isso escrevemos sobre estes benefícios.

11 Responses

  1. Bom dia a malva ajuda nas infecção na urina ,se não mande o nome de uma planta por favor..

  2. Plantas & Frutas diz:

    Bom dia Paulo.
    A Salsa é otima para tratar infecção urinaria.

  3. Dalila carvalho diz:

    Ajuda muito…

  4. Andressa diz:

    Que tipo de salsa?

  5. Cris diz:

    Oi, sim o chá de malva ajuda muito nas infecções urinárias, pelo menos pra mim, tenho infecção urinária de vez em quando, fervo a água coloco sobre as folhas em um recipiente, fecho com uma tampa espero esfriar e tomo durante o dia todo, em dois dias geralmente não tenho mais nada nem preciso de antibióticos.

  6. Gislane diz:

    A mauva ajuda a curar peneumonia?

  7. pamela diz:

    a malva e bom para odor de dente

  8. Como resultado, qualquer um que ja esteja tomando alguma medicacao contra o cancer, nao deve usar cha de hibisco, pois ele pode ter um agregado no efeito do tratamento.

  9. Anónimo diz:

    A malva serve como calmante

  10. Valdemar Amado diz:

    Muito bom, gostaria de saber mais sobre as dicas desta pagina. Tenho uma filha que tem tido rebem-tos no corpo, parecendo na sua génese pequenos furúnculos e depois se torna feridinhas que perturba muito a menina. Alguém falou-me de Malvas, não tenho muita informação sobre Malvas mas agradecia que me pudessem dar alguns subsidio. Desde já os meus agradecimentos.

  1. 11 Março, 2015

    […] descobrir os seus benefícios no controle das taxas de glicose e foram comprovados que o uso do chá de malva serve para diminuir a glicose consumida durante as refeições, e melhorar o sistema de defesas do nosso […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Baixe GRÁTIS e-Book: Guia Alimentação Saudável
Teste: Como está sua alimentação? Descubra já 10 passos para uma alimentação saudável.
Nós respeitamos sua privacidade.