Chá de oregano e seus benefícios.

Chá de Oregano e seus benefícios

O s beneficios do chá de Oregano

Chá de Oregano

O oregano é um condimento aromático e muito utilizado na cozinha. Quando falamos de orégano lembramos nossas saborosas pizzas e massas, na qual ele é utilizado muito. Mas também é muito utilizada em recheio de pastéis, saladas e molhos.

O chá de oregano é pouco comum, mas possui diversas propriedades medicinais benéficas à saúde e que é desconhecida pela maioria das pessoas. Como exemplo diminuir os sintomas da TPM e cortar a febre.

Por ser natural o chá de oregano é excelente para a nossa saúde, ele é estimulante das funções gástricas, sedativo, diurético, carminativo, antiespasmódica, emenagogo, diaforético, parasiticida, além de estimular o sistema nervoso e aliviar dores reumáticas. Alivia ainda dor de dente, inflamação nas gengivas, combate a asma, má digestão, age como tônico capilar e estimulador de apetite.

O chá de oregano também é bom para tratar tosse, dor de cabeça de origem nervosa, irritação e para aliviar enjoo do mar. Com propriedades antimicrobianas, é excelente como expectorante especialmente nos casos de bronquite ou asma; antisséptico, sudorífico, eliminando as toxinas do organismo e também é muito usado contra anemia.

Eficaz contra insônia, estresse, febres e celulites, o chá de oregano  possui ainda um agente estrogênico que é bom para reduzir os efeitos da TPM como as cólicas menstruais e pode ajudar a tratar da candidíase. Também pode auxiliar no tratamento da AIDS e do câncer, uma vez que é um ótimo antioxidante.

É usado ainda para melhorar a circulação, reduzir a retenção de líquido, controlar os níveis de colesterol e açúcar do sangue e estimular o sistema imunológico.

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!

Se desejar receber nossos artigos insira seu e-mail abaixo:



Modo de fazer o chá:

  • Coloque uma colher de sopa de folhas de orégano, secas ou não, numa xícara;
  • Esquente uma xícara de água e desligue assim que surgirem as primeiras bolhas de fervura;
  • Despeje a água na xícara contendo o orégano e tome assim que esfriar.

Para candidíase: O ideal é que se faça uma ducha vaginal, se você não tiver a bisnaga própria para duchas vaginais, lave a vagina com chá, jogando o líquido aos poucos e lavando a vagina com ele. 1 litro de água para um punhado de orégano repita no mínimo 3 vezes ao dia. Pode-se também fazer compressas frias ou geladas com o chá de orégano, o gelo também pode aliviar temporariamente os sintomas.

Para tosse: Chá de oregano adoçado com mel também é um bom remédio contra a tosse.

Para resfriados e enjoos: misture 1 colher de sopa de orégano com 2 xícaras de água. Deixe ferver por 10 minutos. Coe e tome 2 vezes por dia.

Dores de garganta:
prepare o chá da maneira descrita acima e faça 2dois gargarejos por dia.

Para má digestão: Faça uma infusão de 1/2 litro de água fervente com 10g de orégano;

Para asma: Ferver 30g de orégano em 1 litro de água por 10 minutos. Depois de morno, coar e adoçar com mel;

Para caspa: Ferver 30 g de orégano em 1 litro de água por 10 minutos. Coar e enxaguar os cabelos limpos.

Para febre e cólicas menstruais: 2 colheres de orégano em 1 xícara de água, ferva a água e abafe por 5 minutos e sirva tomar de 2 a 3x ao dia, não adoce!

Especialistas revelam que o uso constante traz benefício à saúde, pois não foi encontrado no chá de oregano nenhuma contra indicação. O orégano é reconhecido com seguro para o consumo humano. Sensibilidade alérgica é rara.

Agora que você já conhece melhor os benefícios do chá de oregano pode fazer um melhor uso deste condimento.

Se desejar receber nossos artigos insira seu e-mail abaixo:



Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Março 27, 2015

    […] O chá de orégano ajuda a diminuir os sintomas da TPM e cortar a febre. SAIBA MAIS. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *