Chá de Salvia e seus benefícios.

Chá de Salvia e seus benefícios       

chá de salvia

benefícios do chá de salvia

A Sálvia é uma planta pequena, mas potente, seu tamanho chega a meio metro de altura. Como características, possui ramos e suas folhas uma tonalidade azulada. Seu nome científico é Salvia officinalis, conhecidas como Salva em Portugal e Salvia no Brasil.

A salvia é uma das plantas medicinais mais usadas no mundo na medicina natural, pois possui benefícios de todos os tipos e nenhuma contra indicação.

A maioria de suas propriedades medicinais encontra-se, principalmente, em suas folhas de onde é possível extrair óleos aromáticos, resinas e bálsamo e também fazer chás.

Benefícios do chá de salvia

A verdade é que a salvia é uma das grandes descobertas da medicina caseira. Pode ser usada como antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória, como ansiolítico natural, como calmante, diurético, expectorante, ou estimulante.

O chá de salvia ajuda no combate às doenças é muito eficiente, considerando as inúmeras condições de saúde abrangidas para o tratamento com esta erva.

O chá de salvia promove uma verdadeira limpeza nas vias respiratórias, impede a formação de pedras nos rins, e dissolvem os resíduos que provocam o ácido úrico, combate cálculo renal e reumatismo. Também é ainda indicado para curar hemorragias menstruais, para fortalecer o sistema nervoso, para aperfeiçoar os sentidos e melhorar a memória.

O chá de salvia pode ser uma grande aliada das mulheres, já que, por estimular a vesícula biliar, favorece o transito intestinal, melhora a digestão e, portanto, diminui a circunferência abdominal. Além disso, por ser considerada uma planta carminativa, ajuda a eliminar os gases que contribuem para o aumento da barriga. A ação diurética também contribui para os benefícios entre mulheres, pois ela evita a retenção de líquidos. Todos esses fatores, se combinados a hábitos de vida saudáveis e exercícios físicos, são suficientes para perder os quilinhos extras que desejar.

O chá de salvia quente também combate o sarampo, a angina e a tuberculose. É recomendado para atenuar os suores noturnos, causados pela menopausa, combate a insônia, sudorese, tontura e palpitações.

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!

Se desejar receber nossos artigos insira seu e-mail abaixo:



Modo de preparo e utilização

Uma compressa de salvia, feita com água morna, alivia a cefaleia, cólicas, flatulência e desconforto intestinal, sendo que também alivia coceira provocada por picadas de insetos.

Mas se quer mesmo é limpar o corpo, um chá de salvia bem concentrado expulsa as impurezas do organismo, através da transpiração, e limpa as secreções da garganta, oriundas de tosse ou gripe.

Auxiliar da digestão; sudorese excessiva das mãos e axilas: em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de folhas e sumidades floridas, bem fatiadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, 2 vezes ao dia.

Escaras de decúbito; feridas; piolhos; aftas: em um frasco, coloque 3 colheres de sopa de folhas, bem picadas e adicione 1 xícara de chá de vinagre branco. Feche bem o frasco e deixe em maceração por 10 dias, em lugar quente ou ao sol. Coe em um pano e esprema o resíduo. Aplique nos locais afetados com um chumaço de algodão, de 2 a 3 vezes ao dia. No caso de piolhos, aplique no couro cabeludo, faça massagens suaves inclusive na nuca, deixando agir por 2 horas. Em seguida lave bem a cabeça e passe o pente fino.

Menstruação dolorosa; distúrbios da menopausa: coloque 3 colheres de sopa de folhas fatiadas em 1 garrafa de vinho branco. Deixe em maceração por 8 dias e coe. Tome 1 cálice, 3 vezes ao dia, sendo que no caso de menstruarão dolorosa, tome 1o dias antes do início da menstruação.

Mau hálito; afecções da boca gengivas ulceradas ou com sangramento e aftas; dentes manchados: coloque 2 colheres de sopa de flores e sumidades floridas, bem picadas em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por 5 dias. Coe e armazene em frascos escuros.

Excesso de catarro: Com propriedades adstringentes, a sálvia combate infecções, tais como aftas e garganta inflamada, e seca o catarro. A infusão é um excelente bochecho e gargarejo para infecções locais

Memória fraca, stress e ansiedade: para o sistema nervoso, deve ser ingerida como extrato. Acalma a ansiedade e as preocupações, e estimula o sistema nervoso central, provocando um impacto benéfico. Para estas condições, deve-se beber 5ml de extrato de salvia, misturados em um copo de água, 3 vezes ao dia.

Agora que possui mais informações do que o chá de salvia pode faze, faça um bom uso.

Receba nossos artigos por email basta inseri-lo abaixo:



Deixe um Comentário

Plantas & Frutas

Plantas & Frutas é um blog que acredita que Deus nos forneceu tudo que precisamos para sobreviver e ser feliz, por isso escrevemos sobre estes benefícios.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.