Chá verde, porque devemos utilizar?

10 ótimos motivos para utilizar o chá verde.

Motivos para utilizar chá verde

Benefícios do chá verde

O chá verde é uma bebida antiga! Apesar de seu gostinho amargo que não agrada a todos, essa bebida é poderosa e traz uma série de benefícios ao organismo.  No mercado há vários chás comercializados sob o nome de chá verde, mas o autêntico e que deve ser procurado é originário da Ásia e extraído de uma planta chamada Camellia sinensis. Essa planta tem origem chinesa e foi descoberta pelos monges budistas japoneses. O chá é uma bebida milenar que atrai cada vez mais consumidor por suas propriedades.

Este chá é riquíssimo em substâncias antioxidantes, contem manganês, potássio, ácido fólico, vitaminas C, K e B, bem como polifenóis e catequinas; por toda esta composição é considerado um alimento funcional.

É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento.

chá verde ficou famoso no ocidente por duas razões principais: ajuda a emagrecer e estimula o corpo, é capaz de afastar o cansaço e encher o seu dia de energia. Mas existem muitos outros benefícios, como por exemplo:

  • Prevenir o envelhecimento precoce;
  • Proteger a saúde das células, inclusive do pulmão, prevenindo uma série de tumores;
  • Preservar a saúde óssea;
  • Aumentar a imunidade;
  • Ter ação adstringente, antisséptica e antimicrobiana;
  • Reduzir o colesterol e os níveis de glicose.

Propriedades:

Estudos indicam que o chá verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, no combate ao câncer e ao envelhecimento. O chá verde também é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonoides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.

Este chá também é diurético.

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!

Se desejar receber nossos artigos insira seu e-mail abaixo:



Os Benefícios:

  1. Câncer: Os polifenóis do chá verde atuam contra a enzima quinol-oxidase; enzima esta que estimula o crescimento de células cancerosas no intestino, esôfago, pulmões, mama e pele. Os polifenóis também ajudam a proteger as células saudáveis.
  2. Doenças cardíacas: O princípio ativo do chá reduz o risco da adesão de placas de gordura aos vasos sanguíneos, ajudando a prevenir a arteriosclerose. Também tem efeito anticoagulante.
  3. Acne: O chá verde ajuda a repelir as bactérias que causam as espinhas e reduz a inflamação. Também diminui as chances de pele seca, coceira e alergias por contato.
  4. Depressão imunológica:Uma das substâncias presentes no chá, a etilemina, amplia a capacidade de certos integrantes do sistema das células imunológicas.
  5. Alergia respiratória:Os polifenóis bloqueiam os receptores celulares envolvidos na resposta aos estímulos alergênicos que desencadeiam as reações típicas das renites.
  6. Obesidade:O chá verde acelera o metabolismo, facilitando a queima da gordura corporal.
  7. Colesterol alto:Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.
  8. Envelhecimento precoce:Por ser rico em flavonoides— substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres — o chá verde atua combatendo o envelhecimento precoce. Além disso, a erva é rica em tanino, substância com propriedades antisséptica e adstringente. Por isso, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas.
  9. Problemas nos olhos: Para olhos cansados, irritados e inchados, coloque sobre o olho (fechado) uma saqueta do chá úmida ou um pedaço de algodão embebido em chá verde frio uns minutos. Este método serve também para combater infecções dentro do olho, nomeadamente, para aliviar as dores c o desconforto da conjuntivite.
  10. Estimulante: Tradicionalmente, o chá é visto como um estimulante suave, pois o seu teor moderado de cafeína favorece a vivacidade mental. Como o café(Coffia arábica), tem sido usado como remédio para as dores de cabeça, embora, neste caso, o café seja provavelmente mais eficaz. O chá aquece e tonifica, sendo apreciado pelos que trabalham ao frio. Deve ser evitado na síndroma pré-menstrual, pois a cafeína leva ao agravamento dos sintomas e não ajuda durante a menopausa, pois pode aumentar os acessos de calor.

Mas existem algumas contraindicações do chá verde, que são muito semelhantes em todas as variedades de chá. Tenha em mente que o chá contém cafeína para que as pessoas que sofrem de hipertensão, gestantes e crianças não devem comer.

Também se pensa que o consumo do chá impede a absorção do ferro dos alimentos. É por isso que o chá é sempre aconselhável, pelo menos, meia hora antes ou depois de comer.

Tá gostando? Você também pode receber um e-mail sempre que um novo artigo for postado aqui. Basta só inserir o seu e-mail abaixo:



Deixe um Comentário

Plantas & Frutas

Plantas & Frutas é um blog que acredita que Deus nos forneceu tudo que precisamos para sobreviver e ser feliz, por isso escrevemos sobre estes benefícios.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.