Como utilizar o chá de violeta.

Chá de violeta e benefícios

Chá de Violeta

Como fazer chá de violeta

Na Grécia Antiga, a Violeta era considerada símbolo de delicadeza, amor e fertilidade. Dizem que foi na África que surgiram as primeiras violetas no planeta.

A Violeta Saintpaulia que é conhecida como Violeta Africana são aquelas cultivadas em pequenos vasos em nossa casa, no entanto esta não é a verdadeira violeta, foi assim denominada por sua semelhança física.

Temos também outra Violeta, conhecida como Viola,  que é um gênero botânico pertencente à família Violaceae. Esta possui propriedades medicinais como analgésico, antifúngico, anti-inflamatório, antipirético, antitussígena, calmante, cicatrizante, expectorante, diurético, emética, emoliente, expectorante, laxante, sedativa, sudorífera.

Benefícios do uso do chá:

O chá de violeta é utilizado em tratamentos medicinais, no combate ao reumatismo, distúrbios intestinais e dores de cabeça, contra sinusites, tosse, dores de ouvido, rouquidão e outros.

Podem ser usadas no tratamento de tosse, afecções brônquicas, coqueluche, sarampo, inflamações da garganta, distúrbios do aparelho digestivo, depressão, histeria, esgotamento físico e mental, inchaço, insônia, além de agir como um excelente cicatrizante quando usada externamente.

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!

Se quiser receber nossos artigos insira seu e-mail abaixo:



Modo de Preparo e Utilização

São as flores e folhas que concentram os poderes curativos usados para tratar diversos males, através delas que fazemos o chá de violeta.

Para tratar dos problemas que bloqueiam as vias respiratórias como tosses catarrais, bronquite, asma, coqueluche, resfriados, amigdalites, faringites, laringites basta preparar um chá da planta.

  • Infusão de 15 gramas de flores por litro de água: Ferva a água durante 10 minutos e, em seguida, acrescente a planta. Mantenha o recipiente tapado por mais 10 minutos. Depois adoce com mel a gosto e beba duas vezes ao dia. Outra opção para asma é por meio da inalação. Coloque o chá de violeta dentro de uma bacia grande. Depois acrescente as folhas e flores da mesma na bacia, aproxime sua cabeça e a tape com um pano. Respire e inspire a fumaça do remédio caseiro lenta e repetidamente até que a musculatura em volta dos brônquios relaxe.

Creme para suavizar peles irritadas:

  • Coloque para ferver meio litro de água e junte 10 colheres (sopa) de folhas e 4 colheres (chá) de Viola odorata. Deixe ferver por uns 10 minutos. Coe ainda quente e vá misturando amido de arroz até obter uma espécie de pasta leve. Junte uma colher (chá) de glicerina e misture bem.

Expectorante e hipotensor:

  • Decocção de uma colher de café de raízes por 200 ml de água. Ferver 5 minutos. Duas a três taças ao dia:

Emético:

  • Decocção de uma colher de café de raízes por 200 ml de água 3 a 4 colheres de café por 200 ml de água:

Irritações da pele, inflamações da boca, feridas na gengiva, pruridos, escoriações, picadas de insetos, feridas de pele expostas como espinhas, cravos, furúnculos, alergias.

  • Cataplasma das folhas ou flores frescas: Amasse as flores e folhas em um recipiente pequeno e coloque a pasta sobre a região atingida, deixando agir por 20 minutos todos os dias.

Machucados e escoriações, para facilitar a cicatrização:

  • Em uma xícara de água quente, coloque 1 colher (chá) de flores de Viola odorata. Deixe coberto por uns 15 minutos e depois coe. Usar com um chumaço de algodão ou gaze.

Dores de cabeça e músculo:

  • Compressas feitas com o chá devem ser aplicadasatrás do pescoço. 15 gramas de flores por litro de água.

Dores de garganta:

  • Gargarejos diários do chá da planta. 15 gramas de flores por litro de água.

Estas são algumas utilizações do chá de violeta, mas é importante também atentar para o uso excessivo, pois este pode causar gastrites severas, nervosismo e insuficiência cardíaca e respiratória.

Se desejar receber nossos artigos insira seu e-mail abaixo:



Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *