Gengibre, suas utilidades medicinais.

Para que serve o gengibre

as propriedades da gengibre

os beneficios da gengibre

O Gengibre é uma raiz das mais populares e antigas do mundo. É utilizada tanto na culinária, quanto na medicina. Rica em nutrientes possui inúmeros benefícios à nossa saúde.

Este vegetal é de origem asiática, e conhecida como alimento que favorece o sistema respiratório, circulatório e digestivo. Seja na comida ou bebida, suas propriedades ajudam no melhor funcionamento do metabolismo.

O Gengibre é muito usado como remédio caseiro para tratar inflamações na garganta ajuda a reduzir a dor muscular, e promove um aumento da imunidade, melhora a absorção de nutrientes, e alivia o stress.

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!

Receba nossos artigos por e-mail insira o seu abaixo:



As propriedades

A raiz é composta por vitamina B6, assim como nos minerais, potássio, magnésio e cobre. Rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Diurético: Suas propriedades te permitem que o organismo evite a retenção de líquido. Favorece a hidratação e ajuda a eliminar as toxinas do corpo.

Termogênico: O gengibre também é rico nestas substancias que aceleram o metabolismo do organismo e favorece a queima de gordura corporal.

Fungicida e antibacteriano: Apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades que protegem o organismo de bactérias e fungos.

 É anti-inflamatório, antioxidante e anticoagulante;

Os Benefícios do uso:

O gengibre auxilia na digestão de alimentos mais gordurosos, combate indigestão, enjoo, gases, náuseas. É bastante utilizada para combater o mau hálito, cólica menstrual e até ressaca. Ainda é usado para aliviar dores decorrentes da artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse e bronquite.

É EMAGRECEDOR: O chá de gengibre é um ótimo remédio caseiro para emagrecer porque ele é um potente diurético e termogênico, ou seja, acelera o metabolismo, fazendo o corpo gastar mais energia, mesmo parado. Seu consumo pode nos fazer gastar até 10% a mais de calorias.

Serve também:

  • Auxiliar no tratamento de tumores cancerígenos;
  • Aliviar dores de cabeça;
  • Mata as bactérias ruins contida no organismo;
  • Ajuda a tratar quem sofre com dores estomacais e diarreia;
  • Tem grande eficiência na cura dagarganta inflamada;
  • Trata casos de depressão e doenças nervosas;
  • Auxilia no trato de reumatismo e cólera.

 Formas de Utilizar

A forma mais comum de utilização é através da culinária e dos chás, mas também pode ser usando em óleos, para preparar prato especial, em sucos, aromatizante e outros.  Pode ser consumido cru, em conserva, em pó, cristalizado etc.

Contra Indicação

  • Gengibre tende a elevar a temperatura corporal que pode agravar o desconforto das mulheres que sofrem de calor por causa da menopausa;
  • Não deve ser usado por pessoas que estão passando por uma febre alta.
  • Mulheres grávidas com problemas de enjoo e vômitos não devem usar o gengibre.
  • Pessoas com hipersensibilidade ao gengibre devem evitar seu uso.

De forma geral, é um alimento que traz inúmeros benefícios ao organismo, mas se usado de forma correta e com responsabilidade.

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!

Receba nossos artigos por e-mail insira o seu abaixo:



Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *