Limão, dicas para aproveitar seus benefícios.

Propriedades e benefícios do limão

aproveitando benefícios do limão

benefícios do limão

Limão é uma fruta originária do sudoeste do continente asiático. A árvore que produz o limão, o ano todo, chama-se limoeiro.

Existem diversas variedades de limão. Algumas possuem a casca lisa, outras enrugadas. Algumas possuem casca verde e outras espécies apresentam-se de casca enrugada e áspera.

No Brasil, as variedades mais conhecidas são: limão-tahiti, limão-galego, limão-cravo e limão siciliano. Você pode aprender aqui como cultivar limão em sua casa.

É um fruto com baixo teor de calorias e muito utilizado para a fabricação de sucos. A raspa da casca de limão é utilizada em diversos pratos da culinária brasileira.

É rico em vitamina C, complexo B e sais minerais (fósforo, cálcio e ferro). O limão possui vários benefícios à saúde.

Propriedades Medicinais Gerais

Possui propriedades curativas, poder adstringente, fungicida, antibiótico e clareador. Seu grande teor de vitaminas o converte em um grande depurador de toxinas. Antiviral: Não só é efetivo contra os vírus da gripe, como também contra uma grande variedade de organismos intrusos.

Antitumoral: Tem componentes anticancerígenos que impedem a divisão das células cancerígenas, se incluirmos em nossa alimentação diária atuará como preventivo.

Também é alcalinizante, antianêmica, antidepressiva, antiemética, antiescorbútica, antiespasmódica, anti-inflamatória, antisséptica, antitérmica, aperiente, bactericida, diaforética, diurético, expectorante, refrescante, sedativa, sudorífera, tônica estomacal, vermífuga.

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!

Se desejar receber nossos artigos insira seu e-mail abaixo:



Os Benefícios

São inúmeras as doenças que o limão cura segue abaixo alguns:

Para Coração: O Limão é excelente fonte de vitamina C e antioxidante. Eles Ajudam a prevenir problemas cardiovasculares com a redução da pressão sanguínea, reduzindo o risco de hipertensão, garantindo uma correta dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo o colesterol, diminuindo o risco de insuficiência cardíaca congestiva e prevenção da angina de peito.

Prevenção do Câncer: Estudos descobriram que os compostos encontrados no limão são conhecidos como limonoides, Ele ajuda na luta contra câncer de pele, boca, mama, cólon e estômago. Os benefícios destas limonóides também duram por muito mais tempo do que os poderes antioxidantes da maioria das outras frutas. A vitamina C do Limão Ajuda a protege o corpo contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres.

Para os Ossos e o tecido Conjuntivo: A vitamina C do limão é um antioxidante solúvel em água que se move ao longo dos ambientes aquosos do corpo e se livra dos radicais livres que danificam as células saudáveis e promove a inflamação.

Para o Aparelho Digestivo: O Suco de Limão podem aliviar os sintomas da constipação e indigestão. O Limão também age como um purificador do sangue e um agente de limpeza.

Contra Catarata: A vitamina C é essencial para o funcionamento dos olhos. Estudos Realizados descobriu que o limão pode prevenir a catarata, aumentando o fluxo sanguíneo dos olhos.

Para Imunidade: O Limão contém vitamina C, que é importante para um correto funcionamento do sistema imunitário. Adicionando um pouco de limão na sua dieta pode ser tudo o que é necessário para constipações, gripes, e infecções de ouvido recorrentes.

Efeitos Antibióticos: Estudos mostrou-se que o flavonoide dos limões tem efeitos de antibióticos. O Limão e suco de Limão têm sido utilizados em culturas africano e norte-americano como um antibiótico no lugar de saneamento mais moderno e de refrigeração.

Dicas de Uso:

É comum ser utilizado na culinária, como sucos, em formas de chá, na limpeza de casa e outros. Veja abaixo algumas ideias:

1) Tome de preferência em jejum o suco de um limão e vá aumentando diariamente até chegar ao décimo, em seguida vá reduzindo um ao dia até chegar a zero.

2) É aconselhável tomar o suco do limão através de um canudinho para evitar que prejudique o esmalte dos dentes.

3) Usos específicos do limão: Para combater às lombrigas nas crianças usa-se a casca do limão ralada com açúcar.

4) Pode-se usar também as sementes do limão como vermífugo cozinhando um punhado de sementes trituradas e cozidas ao leite. Toma-se em jejum com açúcar é excelente para expelir os vermes.

5) Pode ser usado externamente como desinfetante de chagas e irritações, eliminando as bactérias.

6)Em casos de envenenamento por narcóticos o limão é eficaz para eliminar os efeitos da droga.

7) Pessoas que sofrem de enjoos no mar, nos ônibus, ou em aviões, obtém grande alívio colocando na boca, rodelas de limão ou apenas cheirando o limão inteiro.

8) O suco de limão usado três vezes ao dia adicionado de um pouco de sal ou bicarbonato de cálcio, promove ótimos resultados no tratamento dos diabetes

9) A utilização da limonada é benéfica ao fígado e suas afecções, usa-se também o suco do limão no combate à enxaqueca originada por perturbações digestivas, de preferência adicionada a alguma bebida quente.

10) Para infecções da garganta acompanhada de rouquidão, usa-se um limão tostado ao forno, observando-se para não romper a casca para que não saia o suco.

Contra Indicação

Entre os seus efeitos prejudiciais vale mencionar que tomar grandes quantidades de suco de limão em jejum pode causar náuseas, diarreia, cólicas estomacais e lesões na mucosa gástrica, razão pela qual está contraindicado na gastrite e úlceras pépticas. Além disso, ataca o esmalte dentário, descalcificando os dentes e expondo-os à formação de cáries. Desaconselhada para quem tem pressão baixa. Em doses elevadas é convulsivo, provoca tremores, delírio e vertigens.

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!

Se desejar receber nossos artigos por e-mail insira ele abaixo:



Deixe um Comentário

Plantas & Frutas

Plantas & Frutas é um blog que acredita que Deus nos forneceu tudo que precisamos para sobreviver e ser feliz, por isso escrevemos sobre estes benefícios.

You may also like...

3 Responses

  1. Meu colesterol BOM estava em 43, depois de tomar o suco do limão siciliano por 30 dias, fiz o exame,meu colesterol bom de 43 foi para 74, o médico pegou meu exame e ficou sem entender nada, mas eu falei sobre o melhor remédio para melhorar o colesterol bom. Quem não acredita, experimenta para ver a verdade.

  1. 4 Março, 2015

    […] Limão é um fruto muito conhecido e utilizado para varias finalidades. Ele é cítrico possui varias […]

  2. 4 Março, 2015

    […] Limão é um fruto muito conhecido e utilizado para varias finalidades. Ele é cítrico possui varias […]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Receba este E-book Grátis
Saiba como ter uma alimentação saudável  
We respect your privacy.