Malva e seus benefícios e propriedades.

Olá, Hoje vamos aprender um pouco sobre a malva e onde ela pode ser aplicada para melhorar a nossa saúde.

A malva é uma planta cultivada e conhecida como ornamental, mas que possui benefícios fitoterápicos. Esta planta é originaria da Europa, e possui nome cientifico Malva sylvestris L. pertencente à família das Malváceas.

Quando cultivada pode chegar até um metro de altura. Caso tenha interesse em plantar malvas no seu quintal aproveitar de seus benefícios então escolha um local em pleno sol e um terreno arenoso e bem drenado.

É conhecida hoje como Malva-cheirosa, Malva-das-boticas, Malva-silvestre, Malva-de-casa, Malva-rosa ou rosa-cheirosa, rosa-chinesa, malva grande.

É importante atentar que esta espécie de malva Sylvestris é diferente de espécies conhecidas pelo mesmo nome “malva”. Este é o nome dado a algumas plantas da família malváceas, no entanto elas pertencem à mesma família, mas possuem outros gêneros.

 Agora que já ficou claro qual espécie tipo de malva estamos tratando vamos explicar o que ela pode ofertar para nossa saúde.

Vou explicar melhor.

As propriedades medicinais:

As propriedades da malva são encontradas nas flores, folhas e raiz. São constituídas de  mucilagens, taninos, flavonoides, vitaminas A, B, C e óleos essenciais.

Estes e outros componentes tornam a malva emoliente (ajuda na hidratação da pele), anti-inflamatório, antisséptico, é também adstringente (ajuda conter  sangramentos), analgésica, antisséptica, laxante, diurética, calmante, antitérmica, expectorante, antitussígeno.

Os Benefícios

Estas propriedades trazem benefícios a nossa saúde é excelente para evitar prisão de ventre, problemas de estômago e garganta, acnes, furúnculos, e outros.

Está gostando do nosso blog? Então CURTA E COMPARTILHE.

Continuando…

A malva também ajuda no tratamento de infecções, abcesso, afta, bronquite, catarro, dor de garganta, rouquidão, feridas, gastrite, irritação dos olhos, mau hálito, picada de insetos, úlcera e problemas de pele.

Para combater os radicais livres, o envelhecimento precoce e o aparecimento de sinais de idade utiliza sua propriedade antioxidante.

Para auxiliar no tratamento de catarros, bronquites, tosses e faringites, infecções de laringe, garganta, gengivite e no processo cicatrização de aftas.

Para pessoas com gastrite e úlceras também devem consumir o chá de malva, pois ela auxilia com eficácia no combate a essas doenças.

Para queimaduras solares, aliviam a dor e o desconforto causado por elas, faça compressas feitas com o chá e aplique sobre o local.

Cientistas realizaram pesquisas para descobrir os seus benefícios no controle das taxas de glicose e foram comprovados que o uso do chá de malva serve para diminuir a glicose consumida durante as refeições, e melhorar o sistema de defesas do nosso organismo.

É laxativo, o chá feito com suas folhas e ramos são ótimos para diminuir os mucos das gripes e resfriados e diminuir sintomas de diarreias.

Os banhos com folhas de malva trituradas em água tonificam a circulação e purificam o sangue.

Formas de Utilização:

Pode ser feita a infusão, feito banhos de folha pra problemas da pele, gargarejos para dor de garganta, aftas e gengivites, utilizado como compressas para queimaduras, emplastro para tratar de abcessos, pode ser também encontrado em forma de comprimidos e extratos líquidos.

Para saber mais de como utilizar o chá de malva e receitas para cada tipo de doença você pode acessar o artigo:  Chá de malva, para que serve e como utilizar.

Bom em um contexto geral é isto, caso tenha alguma duvida escreva para nós esta bem? Teremos grande prazer em responder. Abraços!

Está gostando de nossos artigos? Receba-os por e-mail:


Deixe um Comentário

Plantas & Frutas

Plantas & Frutas é um blog que acredita que Deus nos forneceu tudo que precisamos para sobreviver e ser feliz, por isso escrevemos sobre estes benefícios.

You may also like...

2 Responses

  1. jose nunes diz:

    Deus e maravitalhoso eles nos deichou tudo para nos e o maldito homem nao encherga esta maravilha o maldito homem e GANANCIOSO TODOS ESTE VAO SOFRE ATE PARA MORTE,………

  2. Raissa diz:

    Estou em duvida, quero saber se tem várias espécies de malva? Eu conheço a de folha verde escura e lizinha, um senhor bem idoso foi desenganado que ia morrer em poucos dias com câncer de próstata, incrível que ele sonhou com a planta,que alguém lhe dizia como usar, ele tem a planta no quintal,passou usar, batia no liquidificador e tomava o sumo, ficou curado em oito dias, Deus é lindo, quem crê nele ele mostra até em sonho.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Receba este E-book Grátis
Saiba como ter uma alimentação saudável  
We respect your privacy.