Oliveira e os principais benefícios a saude

A oliveira é uma arvore que possui muita historia, esta representa vida e esperança, foi um ramo de oliveira que, no diluvio o pombo trouxe a Noé para dizer que a água já teria baixado. Seu nome científico é Olea europaea L. Esta arvore é nativa do leste do mar mediterrâneo e dela obtemos o azeite e a azeitona.

Propriedades da Oliveira

As propriedades das oliveiras tem ação antialérgica, anti-inflamatória, e antioxidante. É também hipotensor, febrífugo, espasmolítico, diurética, hipoglicemiante. As principais fontes dos benefícios da oliveira são tiradas das suas folhas, da azeitona e de seu derivado o azeite.

As folhas da oliveira: Devido a sua ação antioxidante o uso das folhas é capaz de aumentar imunidade, melhora o estresse e a fadiga. Tem uma alta concentração de fibras e por isso minimiza os problemas como a prisão de ventre. A sua propriedade antioxidante também ajuda o metabolismo a queimar gordura, contribuindo para o emagrecimento.

As folhas de oliveira possuem 3x mais minerais como cobre, fósforo, magnésio, manganês, selênio e zinco, se comparado ao chá verde. É rico em ácidos graxos, ômega 3, 6 e 9 e em vitaminas A, B e E.

azeitonas

Azeitona fruta da oliveira

Azeitona: Este é o fruto da oliveira, é mundialmente utilizado na culinária como ingredientes para diversos pratos. A Oliva como também é conhecido ajuda na saúde ocular e prevenção do câncer, mas seu consumo ajuda principalmente quem deseja prevenir as doenças do coração, pois o acido graxo presente colabora para o aumento do bom colesterol.

Azeite: Este é um óleo extraído da azeitona. È utilizado na culinária, em cosméticos e outros fins. É bom para o coração, protege o cérebro, melhora o processamento da memoria, combate a diabetes, e ajuda no emagrecimento, é ótimo para hidratar a pele e o cabelo, protege contra a osteoporose.

Benefícios e utilidades

O uso da oliveira seja através das folhas, do fruto, do azeite ou extratos serve para:

  • Eliminar o colesterol, regular a prisão de ventre, eliminar o colesterol e melhorar a fluidez do sangue.
  • É recomendado utilizar na alimentação das grávidas, pois favorece com o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.
  • Colabora com a prevenção da osteoporose, o ácido oleico ajuda a fixar o cálcio nos ossos.
  • Diminui a tensão arterial, previne a tromboses, evita o acumulo de gorduras no organismo.
  • Evita a degradação dos neurônios e colabora com o seu bom funcionamento.
  • Ajuda baixar o nível de açúcar no sangue, pois tem ação antidiabética.
  • Reduz a formação dos radicais livres.

Estes são apenas algumas dos benefícios da oliveira, não foi encontrada nenhuma contra indicação nem efeito colateral, exceto para aquelas pessoas que tem alergia aos componentes químicos da oliveira, mas sabemos também que o uso em excesso de tudo pode fazer mal a qualquer um, por isso use com moderação.

Está gostando de nossos artigos? Receba-os por e-mail:

[mc4wp_form id=”842″]

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!


Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Luciano disse:

    Interessante a folha. Alguma informação sobre como usar as folhas?

  2. fernando soares disse:

    Envie todas as receitas que possível
    Como devo usar as folhas da Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *