Os benefícios da pitanga

A pitanga é um fruto agridoce nativo da terra brasileira muito encontrada na região da amazonas. A árvore se chama pitangueira pode chegar até cerca de 12m de altura, seu nome cientifico é Eugenia uniflora e é conhecida também pelo nome popular cerejeira brasileira. O significado do nome pitanga vem do tupi e significa “vermelha”.

Sua cor comum é vermelha, mas também pode ser vista na cor amarela e preta, dependendo do grau de maturação pode ser também encontrada nas cores alaranjadas ou verde.

Mesmo sendo pouco comercializada por ter pouca durabilidade, a pitanga possui muitos benefícios a saúde e é muito utilizada em fins medicinais.

A pitangueira é uma planta muito rica. Suas folhas são usadas no tratamento de pressão alta, bronquite, febre alta, problemas do estomago, reumatismo e obesidade.

As propriedades Medicinais

Possui propriedades febrífuga e adstringente, vermífuga e antirreumática.

As folhas da pitangueira possuem ação laxativa, calmante. O flavonoide presente ajuda na ação anti-inflamatória fortalecendo a imunidade.

Tem também ação antifúngica, antiviral, analgésica, antitumoral, antimicrobiana, hipotensora e diurética. Acompanha também propriedades antioxidantes por ter presentes nutrientes como fenóis, carotenoides e vitamina C.

 Os Benefícios

 Os benefícios envolvem o tratamento de prevenir doenças do coração e câncer, auxilia no emagrecimento por possuir poucas calorias, combate doenças inflamatórias a exemplo da artrite.

A pitanga pode trazer benefícios para diabéticos, pois causa a inibição das enzimas colaboram com a diabetes. Por conter ácido ascórbico ajuda prevenir o envelhecimento precoce.

Com uma grande quantidade de fósforo ferro, cálcio e vitaminas ajudam a prevenir doenças como osteoporose. A pitanga também é muito eficiente no controle de rugas e proliferação de acne.

Serve também para bronquites e asma, verminose, dor de garganta, combate a febre, pressão alta, ansiedade, diarreia e reumatismo. É cicatrizante e tira manchas da pele.

Formas de utilizar

As partes medicinais utilizadas são os frutos e as folhas, pode se fazer chás, sucos, comer o fruto in natura, Têm cachaças, licor, batidas, geleias, sobremesas caseiras e em geral. É utilizado também em cosméticos em cremes, hidratantes. Bom existe uma variedade de possibilidades.

Contra indicação

O Uso em excesso, quem tem alergia as substancias. Por ser diurético pode eliminar sais minerais importantes para o organismo, isso prejudica frequência cardíaca.

Está gostando de nossos artigos? Receba-os por e-mail:

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!


Deixe um Comentário

Plantas & Frutas

Plantas & Frutas é um blog que acredita que Deus nos forneceu tudo que precisamos para sobreviver e ser feliz, por isso escrevemos sobre estes benefícios.

5 Responses

  1. Terezinha diz:

    otimo gostei e vou tomar o cha . e cozinha-las junto com arroz integral e outros alimentos .

  2. conceição oliveira diz:

    Muto bom!
    informação numa linguagem compreensiva.
    obrigada.

  3. Maria das Neves mayer diz:

    Muito boa explicação. ..obrigado tenho uma árvore de pitanga na minha kz vou fazer uso…..

  4. Anónimo diz:

    Tenho arritmia cardíaca posso tomar cha de pitanga?

  1. 1 Junho, 2015

    […] A pitanga previne doenças do coração, auxilia no emagrecimento e combate a hipertensão. Saiba Mais. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Baixe GRÁTIS e-Book: Guia Alimentação Saudável
Teste: Como está sua alimentação? Descubra já 10 passos para uma alimentação saudável.
Nós respeitamos sua privacidade.