As propriedades medicinais da violeta

As propriedades medicinais da violeta

As propriedades da violeta

As propriedades da violeta

A violeta é planta medicinal também conhecida como violeta-comum, violeta-de-jardim, violeta-de-cheiro, violeta-doce, violeta-inglesa, violeta-perfumada, dentre outros nomes populares. Tem nome científico Viola odorata, é uma planta rasteira que possui folhas arredondadas e uma flor azul de odor agradável. Pertence à família das violáceas, e é de origem europeia cultivada em vários países do mundo.

A qual nós estamos falando aqui não é a africana, que conhecemos por ser cultivada em vasinhos, é muito importante você saber que são diferentes. (saiba mais aqui sobre como cultivar violetas africanas).

As propriedades medicinais são: analgésico, antifúngico, anti-inflamatório, antipirético, antitussígena, calmante, cicatrizante, expectorante, diurético, emética, emoliente, expectorante, laxante, sedativa, sudorífera.

Os benefícios : 

A violeta é indicada para tratar prisão de ventre, provocar o suor, tosse, bronquite, dor de garganta e ferimentos, coqueluche, tensão nervosa, histeria, esgotamento físico e mental, menopausa, depressão, alguns distúrbios comuns do aparelho digestivo, febre, doenças de pele, dor de cabeça, insônia, tuberculose, dentre outras. As propriedades curativas da violeta se concentram em suas folhas e flores, que são utilizadas na homeopatia em fórmulas para o tratamento de diversas condições de saúde.

Algumas espécies  também são utilizadas na culinária em saladas ou até mesmo em sobremesas em forma de flores cristalizadas com açúcar. A Violeta também é comumente utilizada na cosmética, na fabricação de perfumes, sabonetes, cremes, óleos e hidratantes.

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!

Receba nossos artigos por e-mail insira o seu abaixo:



Modo de utilizar:

O chá da violeta foi utilizado como um laxante e também para aliviar problemas de vias respiratórias como irritações e inflamações no peito, pulmão, pele, garganta e língua.

Outra opção para acabar com ataques asmáticos é por meio da inalação.

Cataplasmas de violeta devem ser feitas para tratar as feridas de pele expostas como espinhas, cravos, furúnculos, alergias, etc.

Compressas feitas com o chá devem ser aplicadas atrás do pescoço para agir contra dores de cabeça e músculo.

Dores de garganta também podem ser curadas com gargarejos diários do chá da planta.

 Veja aqui como utilizar as propriedades da violeta através do uso do chá.

Contraindicações:

Apenas as folhas e flores da planta são utilizadas medicinalmente. São comestíveis e podem ser acrescentadas em saladas, no entanto, apenas profissionais da culinária as utilizam para esta finalidade. O uso em excesso pode causar enjoos. A raiz não pode ser consumida por apresentar substâncias tóxicas que podem causar vômitos e diarreias.

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!

Receba nossos artigos por e-mail insira o seu abaixo:



Deixe um Comentário

Plantas & Frutas

Plantas & Frutas é um blog que acredita que Deus nos forneceu tudo que precisamos para sobreviver e ser feliz, por isso escrevemos sobre estes benefícios.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.