Tomate, a importância e os benefícios.

Os benefícios de utilizar o tomate

a importância do tomate

os benefícios do tomate

tomate é o fruto do tomateiro cujo nome cientifico é Solanum lycopersicum, da família dos Solanaceae que é a mesma das berinjelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não comestíveis.

Originário das Américas Central e do Sul era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos, sendo atualmente cultivado e consumido em todo o mundo você pode aprender aqui como plantar tomate no seu quintal.

O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por ser um alimento rico em licopeno, vitaminas do complexo A e complexo B e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.

O tomate é composto principalmente de água, possuindo, aproximadamente, catorze calorias em cem gramas, somente. Alguns estudos comprovam sua influência positiva no tratamento de câncer, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!

Se desejar   pode receber nossos artigos por e-mail insira-o abaixo:



Benefícios do tomate

Estimula as enzimas, previne a coagulação sanguínea, anticancerígeno porque inibe as enzimas responsáveis pela metástase das células cancerígenas.

Como possui ferro previne e cura anemia, fraqueza, palidez, o fósforo contido aumenta a resistência física.

Agem sobre os ossos, distúrbios nervosos, stress e problemas de obesidade, além de fortalecer o cérebro auxiliando no aprendizado.

O magnésio protege contra doenças do coração, hipertensão, nervosismo, tensão pré-menstrual, problemas da próstata, combate depressão e tremores, enquanto que o potássio age também contra fraqueza em geral, arritmia e também pressão alta.

A vitamina B2 (riboflavina) protege contra distúrbios nos olhos, distúrbios digestivos, ferimentos na boca apresentam ainda outros benefícios provenientes da vitamina C que aumenta a imunidade contra resfriados e outras infecções inclusive AIDS.

O tomate pode ser consumido cru, cozido ou em molhos que não perde suas propriedades, evite o consumo de tomates verdes, pois é contra indicado para os rins e sempre que possível também os molhos e extratos industrializados por conterem químicas que não são saudáveis.

-O fruto esmagado é extremamente benéfico para a pele oleosa.

-Fatias dos frutos é tratamento rápido de queimaduras e queimaduras solares;

-Há relatos do uso do decocto da raiz em dores de dente;

-Um remédio homeopático é feito a partir da planta. É utilizado no tratamento de reumatismo.

Formas de utilizar

  • O tomate verde, maduro, em saladas, lanches e sucos ou ainda refogados ou fritos;
  • Suco puro de tomates no couro cabeludo: evita queda de cabelos e caspa; alivia queimaduras e acelera o processo de cicatrização;
  • As frutas secas e em pó podem ser usadas medicinalmente como agente aromatizante;
  • Na Hiperplasia benigna da próstata: usar diariamente na alimentação, ou em forma de suco: uma xícara por dia, durante vários meses;
  • Candidíase bucal: bochecho do sumo recém-preparado por trituração do fruto e passado na peneira;
  •  Artritismo, reumatismo: 100 a 200 ml de suco de tomate fresco todos os dias;
  •  Gota: para reduzir o ácido úrico: 200 a 250 ml de suco de tomates frescos e maduros.

Quem faz exercícios físicos deve investir neste suco, que tem características isotônicas e energéticas. E mais: o tomate possui antioxidante, que protege o organismo dos radicais livres, também é rico em fibras e ajuda a complementar a dieta de quem quer perder peso.

Receita:

Bata no liquidificador 1 tomate maduro picado com casca, 1 copo de 200 ml de água e  uma pitada de sal. Para garantir as propriedades, tome na hora, sem coar, até uma vez ao dia.

Quem preferir, também pode incrementar o suco de tomate com algumas gotas de pimenta ou uma colher de chá de suco de limão. O manjericão ou a hortelã podem ser usados no final para decorar e dar um gostinho especial.

Pode se também utilizado o tomateiro para fazer o chá do tomateiro para aproveitar as suas propriedades. Sendo diurético e ajuda a eliminar os cálculos renais.

Se tiver gostando de nossas postagens então CURTA E COMPARTILHE!

Receba nossos artigos por e-mail, insira-o abaixo:



Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Março 26, 2015

    […] O tomate é anticancerígeno, previne e cura anemia, fraqueza, palidez, o fósforo presente nela aumenta a resistência física. SAIBA MAIS. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *