Como você prepara seu chá ? Veja a forma correta!
O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes de plantas, geralmente preparada com água quente. A palavra “chá” é usada popularmente em Portugal e no Brasil como sinónimo de infusão de frutos, folhas, raízes.
Todas as plantas do preparo devem ser colhidas em lugares naturais ou cultivadas pela mão do homem, mas sem exposição a produtos químicos, como herbicidas, pesticidas e defensivos agrícolas. Não devem ser colhidas à beira de esgotos ou próximas a locais poluídos.
Devemos nos medicar com flores, folhas, raízes e frutos os mais puros possíveis. Para cada preparo deve ser usada as porções corretas de plantas e água, pois as quantidades das infusões devem ser tomadas exatamente
Dosagens utilizadas
Normalmente a dose diária para os chás é de 20gr de erva para cada litro de água ou 1 colher de sopa para casa xícara de chá
1 colher de café | 4gr de raízes secas |
1 colher de café | 2gr de folhas verdes |
1 colher de sopa | 10gr de raízes secas e cascas |
1 colher de sopa | 5gr de folhas verdes |
1 colher de sopa | 2gr de folhas secas |
1 pitada de flores ou sementes | 2gr |
Veja abaixo as formas de preparar um chá.
As partes moles como flores, folhas e frutos fazemos: INFUSÃO. As partes duras como sementes, caules e raízes fazemos: DECOCÇÃO. Além desses, temos também a preparação de chá por TISANA e por MACERAÇÃO.
Se inscreva na nossa newsletter e receba atualizações
INFUSÃO
Processo pelo qual se joga água fervente sobre as partes moles da planta (flores, folhas) deixando por vários minutos.
O tempo de descanso varia de acordo com o vegetal: 3 a 5 minutos para tília, a sálvia e a hortelã, mas pode chegar a 10 minutos quando se trata de outras ervas, como a bardana.
Em alguns casos, como o do agrião, a planta é tão delicada que a água só pode estar morna. A infusão é um processo para preparo de chás de folhas, flores e caules verdes ou raízes tenras.
A planta é colocada num recipiente que não deve ser metal oxidável, onde se acrescenta água fervente e abafa-se durante alguns minutos.
DECOCÇÃO
Consiste no cozimento da planta durante determinado tempo, deixar cozinhar entre 5 e 10 minutos as flores, folhas e partes moles.
Se for a casaca, raízes ou talos cozinhar por 10 a 30 min. O tempo de ebulição também varia conforme a resistência dos tecidos da planta ao calor.
TISANA
Acrescentar erva a água fervente, tampar o vasilhame, e permitir a fervura por mais cinco minutos. Em seguida, desligar o fogo e aguardar alguns minutos antes de usar o chá.
MACERAÇÃO
É deixar descansar as partes da planta num líquido, durante algum tempo que seja desde meio dia até uma semana.
As macerações na água não podem exceder de meio dia, porque favorecem o desenvolvimento de verdadeiros “caldos de cultura” de micróbios. Por esse motivo é preferível efetuar macerações em vinho branco ou tinto, aguardente, cidra ou cerveja.
O ideal é que tome o chá em jejum, ou antes, de dormir, mas dependendo de qual utilidade você queira tomar o chá, pode utilizá-lo de outras formas.